Música, Futebol, Cinema, TV, Games, Política e qualquer coisa que um cara de 31 anos imbecil possa gostar!!!
terça-feira, 9 de dezembro de 2008
HQ de Che Guevara
HQ lançado após a morte de Che Guevara chega agora ao Brasil
Quatro décadas após sua morte, a vida de Ernesto Che Guevara (1928-1967) continua provocando discussões e originando obras de arte. Um exemplo atual é o filme "Che", dirigido por Steven Soderbergh, com mais de quatro horas de duração e exibido neste ano na Mostra de Cinema de São Paulo. A estréia nacional está programada para o início de 2009.
Mas há outro exemplo, mais antigo, lançado apenas três meses após a morte de Che e que finalmente chega ao Brasil: "Che - Os Últimos Dias de um Herói", história em quadrinhos escrita pelo argentino Hector Oesterheld e desenhada a quatro mãos pelo uruguaio Alberto Breccia e por seu filho, Enrique. O lançamento está previsto para a próxima sexta.
Originalmente chamada "Vida del Che", a HQ não tem, segundo Breccia, relação alguma com a mistificação em torno do revolucionário -algo, aliás, que ele critica. "Os norte-americanos banalizaram sua obra e memória incorporando-o massivamente ao consumismo, em pôsteres e camisetas", diz.
Para ele, a mistificação em torno de Che deve ser compreendida "no contexto da Guerra Fria". "Fidel Castro havia decidido alinhar Cuba à política externa da União Soviética, e Che não estava de acordo, o que o levou a renunciar a seus cargos políticos e abandonar a ilha", diz. "A luta pela hegemonia do mundo naqueles dias era entre dois imperialismos: ianque e russo. Sobre Che, pode-se dizer que o imperialismo soviético o entregou, e o norte-americano o executou."
CHE - OS ÚLTIMOS DIAS DE UM HERÓI
Autores: Hector Oesterheld, Alberto Breccia e Enrique Breccia
Editora: Conrad
Quanto: R$ 34,90 (96 páginas)
Nota - Uma boa pedida para quem curte saber um pouco mais deste grande lutador
Notícia na íntegra - leia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário