sexta-feira, 20 de junho de 2008

Coluna 05 - "Clássicos sobre rodas" - por Emerson Figueira



Alguns carros de Fórmula 1 ficam conhecidos pela sua performance e pela sua beleza. Alguns entram para a história pela sua, como diria, "falta de beleza". É nessa categoria que se encaixa o Ligier JS5 de 1976. A equipe, fundada pelo ex-piloto e jogador de rúgbi Guy Ligier, tinha grandes ambições na Fórmula 1. Contava também com um enorme patrocínio velado do governo francês, a ponto de construir perto da sua fabrica um autódromo (Magny-Cours).
O Ligier JS5 tinha como característica a sua enorme tomada de ar. Foi apelidado na hora pelo concorrentes de "bulê-de-chá". Graças ao seu exagero em querer "captar o melhor ar possível" para o motor trambolho Matra V12, a Ligier conseguiu que a FIA na época criassem um item no regulamento definindo a altura mínima para as "tomadas de ar".
O mais engraçado é que o Ligier JS5 ficou lindíssimo depois que foi modificado pelo regulamento e logo depois, tornou-se um carro vencedor também.

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